Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização. Caso pretenda saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade
Aceito

Como funciona a Doação de Ovócitos?

O Processo Passo a Passo
1

Faça-nos uma visita

Quando se deslocar, quer seja à Ferticentro (Coimbra) ou Procriar (Porto) para uma primeira consulta, será recebida pela equipa de enfermagem que irá conversar consigo sobre as suas motivações para a doação. Ser-lhe-á também pedido que preencha um formulário sobre o seu historial médico e histórico de doenças familiares, bem como informações sobre o seu estilo de vida.

 

2

Consulta com o médico

Nesse mesmo dia, terá uma consulta com o médico. Nessa consulta, fará uma ecografia endovaginal de forma a examinar o seu útero e ovários. O médico falará consigo sobre o seu historial médico e ainda:

  • Sobre a sua elegibilidade para o programa
  • Os riscos e implicações da doação de ovócitos
  • Como funciona o processo de doação de ovócitos
  • O que observou na sua ecografia endovaginal

Após esta consulta, recolherá sangue para a realização de análises clínicas e genéticas. Por favor avise-nos se estiver a tomar alguma medicação contraceptiva, uma vez que terá de deixar de a tomar antes de iniciar a estimulação.

 

3

O ciclo de doação

Quando tivermos o resultado dos seus exames entraremos em contacto consigo para dar início ao programa de doação de ovócitos. O programa inicia com a estimulação hormonal e durará cerca de 14 dias. Assim que o programa começar, é importante que se possa deslocar à clínica para 4 a 5 consultas com ecografia, durante este período.

 

4

O ciclo de tratamento

Fase 1
Antes de de iniciar a estimulação terá de se deslocar à clínica para uma ecografia endovaginal. Terá de nos contactar no primeiro dia da sua menstruação, para que possamos agendar esta ecografia para o 2º-3º dia do seu ciclo. A ecografia irá dar-nos informação acerca do estado dos seus ovários e orientar-nos relativamente ao início da medicação. Este tratamento é um tratamento hormonal, aplicado em injecções diárias.

Fase 2
Durante o período de estimulação, terá de vir à clínica para a realização de várias ecografias que visam monitorizar a resposta dos seus ovários e para agendar a punção de ovócitos. Também terá de fazer análises, para verificarmos os seus níveis hormonais. Este período de estimulação dura normalmente entre 11 e 13 dias.

Fase 3
A punção dos ovócitos é um procedimento simples que dura cerca de 30 minutos, e que decorre sob sedação. Este procedimento por norma não é doloroso, podendo regressar a casa após um ligeiro período de recobro.

O Anonimato das dadoras